04/07/2011

O que fazer quando a empresa decide cortar gastos?

Você muito provavelmente já passou ou ouviu falar de uma situação com essa. A empresa decide cortar gastos, o que implica na demissão de funcionários. Isto gera um certo "climão" na empresa, podendo até mesmo afetar a saúde (física e emocional) dos colaboradores. No entanto, devido à crise que se instalou, mesmo doente, o funcionário contínua trabalhando, mas tem sua produtividade afetada, a isto dá-se o nome de presenteísmo, muito comum hoje em dia. 
Mas se isto está acontecendo na sua empresa, o que você pode fazer? Já que não pode mudar esta situação sozinho, deve aprender a lidar com ela.

O problema é de todos: muitas vezes não se sabe qual critério será usado para as demissões (maior salário, menos tempo de casa, menor formação) desta forma, não fique parado pensando que o problema não é com você, porque todos correm risco.

Quem desenvolve competências profissionais leva vantagem: as empresas querem soluções e os profissionais que contribuem para isso estão na frente. Invista no seu desenvolvimentos pessoal, profissionais criativos, proativos, que se comunicam e trabalham bem em equipe agregam valor ao seu trabalho.

Tenha um bom networking: ter um bom relacionamento com todos os setores da empresa aumenta suas possibilidades, no caso de crise no seu setor, você pode ser transferido ao invés de dispensado. Mas isso não quer dizer ser puxa-saco, use seu "desconfiômetro" e seja equilibrado.

Mantenha uma atitude positiva: se o pior acontecer, não desanime. O trabalho é uma parte importante da sua vida, mas não é ''a sua vida''. Todos nós estamos sujeitos à uma situação como esta, por isso é necessário manter sempre o equilíbrio, não dando à empresa mais valor do que ela merece. Lembre-se "não se mate por sua instituição".

Colaboração: Jacqueline Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário