08/06/2011

A arte da comunicação - Como se comunicar melhor?

O ser humano possui a incrível habilidade de comunicação estruturada através de uma Língua. Esta comunicação no entanto não é algo simples, porque eu e você podemos interpretar de maneiras diferentes a mesma frase (palavra ou situação). 

A mesma palavra pode transmitir sensações diferentes para mim e para você, pois cada um tem uma bagagem, uma história, que influencia na interpretação de toda a forma de comunicação que chega a nós todos os dias. Há várias possibilidades de interpretação, mas muitas vezes preferimos escolher a pior delas, por quê? Não deveríamos esperar sempre o melhor das pessoas e desta forma, interpretá-las da melhor maneira possível?
Além disso, a comunicação humana não é feita só de palavras, mas é construída num conjunto de elementos como tom de voz, intensidade dos gestos, expressão facial e corporal, olhares... ao nos comunicarmos, devemos ter a consciência da interferência de todos estes elementos. Muitas vezes prestamos mais atenção em "como foi dito" desviando nossa atenção "do que foi dito".
No entanto ainda assim não temos a garantia de que seremos bem interpretados e que nossa mensagem atingirá o objetivo, e é isso que faz a comunicação humana ser algo tão fascinante e a escolha dos elementos que a compõe como uma arte!
Assim como um artista escolhe com cuidado e carinho as cores para sua tela, escolha cuidadosamente suas palavras, tendo em mente quem as receberá. "Como maçãs de ouro em esculturas de prata, é a palavra falada no tempo certo" (Provérbios 25:11).  Mas sabemos que nem sempre conseguimos refletir antes de falar, por isso, ao receber uma mensagem (escrita, sinalizada, falada) não se apresse em julgar de forma negativa quem a emitiu, nem se ofenda imediatamente, considere também com carinho e uma boa dose de compreensão o que foi dito, por quem foi dito e em que circunstância. Não se apresse em falar, não se apresse em julgar, não se apresse em ficar ofendido! Tenha tranquilidade e leveza ao praticar a incrível arte da comunicação, que é a base dos relacionamentos humanos.
Compartilho com você este vídeo, que ilustra a importância do "como é dito" e de escolher as palavras certas.
Cadastre-se no Competências Profissionais e receba informações atualizadas no seu e-mail, clique aqui e saiba como.

3 comentários:

  1. Muito legal o Post. Gostei da parte em que você diz "Muitas vezes prestamos mais atenção em 'como foi dito' desviando nossa atenção 'do que foi dito'."
    Interessantíssimo isso, a nossa tendência em logo se pôr na defensiva, especulando vários e vários argumentos para invalidar o conselho que nos foi dado...
    E o vídeo, muito bem selecionado. Como as palavras são importantes, como são mesmo!
    Grande Post Liana, muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Sim as palavras são fortes, são com elas que conhecemos amigos, fazemos uma pessoa nos apaixonar, e fazemos milhares de pessoas acreditarem na gente, mas aplicando intensidade e gestos como vc disse fica bem mais forte, e uma pessoa que sabe usar bem isso pode chegar aonde ela quiser.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês, as palavras podem ser armas, venenos, consolo, ou o que quisermos! Que saibamos usá-las bem!

    ResponderExcluir