30/06/2011

Devo criticar?

Segundo o dicionário Aurélio, crítica tem várias definições, mas a que quero falar aqui é a seguinte: "avaliar ou julgar", ou popularmente falando: "encontrar defeitos". Naturalmente, refiro-me à criticas feitas diretamente ao autor do fato ou da idéia, porque qualquer coisa diferente disso é fofoca.
Costumamos ouvir que "críticas, se forem construtivas, são bem-vindas". Mas pra você, o que é uma crítica construtiva? Refletir sobre crítica construtiva, me leva a pensar na existência de críticas destrutivas também. Poderosa essa tal de crítica hein! Se ela tem tanto poder assim, cabe uma boa reflexão antes de fazer uma.
A diferença entre crítica construtiva e a destrutiva é simples: uma tem o objetivo de aprimorar, somar idéias, multiplicar esforços. A outra não tem nenhum objetivo nobre, a não ser humilhar, menosprezar os esforços alheios, subtrair e dividir. Por isso, analise bem que tipo de críticas você costuma fazer.

Antes de criticar seria bom considerar algumas questões:
Sua opinião foi solicitada?
Se criticar é julgar, será que você tem base para fazer essa crítica? Ou seja, tem conhecimento do assunto e de todos os fatos que foram considerados para que as coisas acontecessem da maneira que aconteceram? Você dá exemplo neste aspecto que está criticando?
Por que você quer criticar? Avalie suas reais intenções e pense duas vezes antes de emitir um comentário negativo.
Você tem alguma sugestão para melhorar aquilo que considera inadequado? Se você não tem nada mais interessante para sugerir, é preferível ficar calado.
Se você tivesse que aplicar sua sugestão, você aplicaria?
Você tem argumentos para defender sua idéia?
É o momento adequado de fazer a crítica? Escolha uma hora apropriada, quem sabe em particular e quando a não estiver nervosa. Jamais exponha a pessoa a constrangimentos.
Como você acha que a pessoa vai reagir a sua crítica? Se ela sempre é criticada, logo começará a achar que seu trabalho não tem valor e qualidade cairá mais ainda.
Como o grupo vai encarar sua crítica? Se você é novo na equipe, use de bom senso e critério;
Você acha que se tivesse feito o trabalho o resultado final teria sido melhor? Ué, por que não fez então? Por pior que tenha sido o trabalho, a pessoa pelo menos teve iniciativa e coragem, qualidades que andam de mãos dadas, porque é preciso de coragem para "meter a mão na massa" se expor e fazer aquilo que todo mundo tá vendo, mas ninguém faz.
Tem algo que você possa elogiar? Se o projeto em si não for merecedor de elogio, parabenize pela iniciativa! A pessoa estará muito mais disposta a aceitar suas sugestões se antes ouvir um sincero elogio.
E já que sabemos o poder que as palavras tem, que tal da próxima vez que você for "criticar" algo ou alguém, depois de um elogio você dizer: "eu sugiro as seguintes mudanças", ao invés de "tenho algumas críticas a fazer"?

E se você for criticado...
Encare a crítica como uma contribuição para melhorar seu trabalho;
Não se apresse em pensar que você 'nunca' faz nada bom;
Não generalize achando que 'todos' 'sempre' criticam você ou que as críticas tem o objetivo de lhe derrubar;
Por mais que a crítica venha de uma forma não muito agradável, esforce-se para filtrar as informações, concentrando-se mais "no que foi dito" do que no "como foi dito";
Mesmo que você ache que esta pessoa "não tem direito" de lhe criticar, por qualquer motivo que seja, será que as considerações dela não tem alguma razão?

Como você lida com as críticas no seu local de trabalho? Conte-nos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário