17/05/2011

Como ser criativo?

Quando falamos de criatividade no trabalho, costumamos lembrar de profissionais da área artística, design, propaganda, não é mesmo?
Mas a criatividade é uma competência valorizada em todos os profissionais, porque os habilita a desenvolver soluções simples para problemas muitas vezes complexos, bem como inovar nas suas atividades, gerando resultados para a empresa. Os chefes valorizam as pessoas que vão além do óbvio, ou além do que lhes é pedido e surpreendem. Isso também vale nos seus estudos e na sua vida diária, criatividade é uma característica que só os seres humanos tem e não é privilégio de poucos. Se você se considera uma pessoa pouco criativa, veja algumas dicas e desenvolva sua criatividade.


Aprenda sempre coisas novas: esteja aberto a novas experiências e aprendizados. Conhecer sobre tudo um pouco, além de exercitar seu cérebro, vai fazer com que você tenha um bom "repertório" que lhe ajudará a ter idéias criativas. As idéias não surgem do além, elas surgem de algo que você já viu ou ouviu e ficou gravado no seu subconsciente, servindo mais tarde como referência;

Faça coisas novas: mude o trajeto pro trabalho, ouça um novo tipo de música, leia mais, faça um passeio ao ar livre, converse com outras pessoas e conheça outros pontos de vista, inove e alimente sua mente com novas sensações. Desafie-se a fazer coisas que nunca fez;

Registre suas idéias: já se pegou dizendo: "eu tinha pensado numa coisa, mas esqueci"? Pois é, então tenha sempre um papel e uma caneta por perto e anote suas idéias para não perdê-las. Muitas vezes, caminhando, tomando banho, temos o que popularmente chamamos de "estalo", "caiu minha ficha" e a psicologia chama de "insight". Anote estes insights, pois eles fazem parte do seu processo criativo. Quem sabe seja útil você manter um arquivo com imagens, textos, músicas inspiradoras, podem ser úteis no processo de criação. Eu por exemplo, mantenho um registro de links interessantes que me inspiram a escrever aqui no blog, aproveito os momentos de inspiração para rascunhar vários posts, que me ajudam nos momentos em que estou pouco inspirada.

Por fim, a mensagem que fica é: "criatividade não é um dom, é um exercício, exercite você também!"



 
http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=2078754&path=/suasfinancas/
Não recordo a fonte da imagem, quem soube me avise!

Nenhum comentário:

Postar um comentário