21/06/2011

Você sabe trabalhar em equipe?

Sim, você talvez se apresse em responder. Mas na prática, será que é "sim" mesmo? Trabalhar em equipe não é simplesmente trabalhar em grupo, mas trabalhar juntos, em harmonia e com um objetivo comum, cada um com suas habilidades, que se complementam, gerando um resultado final satisfatório. Envolve respeitar a opinião dos colegas e chegar num consenso. Nem sempre a decisão do grupo, será a opção sugerida por você, mas o profissional maduro e comprometido com o trabalho (e não com si mesmo) saberá ceder e se esforçar para que o projeto aconteça.
Não esqueça que a boa comunicação é essencial para o andamento do trabalho em equipe. Falta de informação pode resultar em trabalho dobrado ou até mesmo em trabalho "não feito".
Que tal responder a estas perguntas e refletir se suas habilidades de trabalho em equipe precisam ser melhoradas?
 - Se você é líder, identifica as habilidades de seus subordinados e delega tarefas compatíveis, ou não confia em ninguém e prefere se matar sozinho?
 - Se você é subordinado e membro da equipe, cumpre com o que lhe foi designado, no prazo estabelecido? 
 - Após uma discussão sobre um projeto, fica "de cara feia" com o colega, levando a desavença pro lado pessoal? 
 - Se o trabalho do colega depende do seu, dá um feedback a ele? 
 - A equipe decidiu por algo que você não concorda, você boicota ou colabora, respeitando a decisão do grupo?
 - Se você ve o colega "batendo cabeça" por uma coisa que você já sabe a resposta, ajuda ele, ou deixa ele descobrir sozinho? (afinal você também teve que descobrir sozinho)
 - Toma a iniciativa em realizar o trabalho, ou espera alguém lhe mandar?
 - Termina o que começa, ou alguém sempre precisa terminar pra você?
 - Aceita críticas, ou logo fica ofendido?
 - Sabe defender e justificar suas idéias ao apresentá-las?
 - Pede sugestões, ou acha que sabe fazer tudo sozinho e centraliza trabalho?
 - Se você teve atrito com alguém do grupo, conversa com a pessoa, ou vai direto reclamar no chefe?
 - Elogia o trabalho dos colegas, ou tem sempre uma crítica na ponta da língua, achando que você teria feito melhor?
 - Contribui para a motivação e a boa atmosfera da equipe ou está sempre reclamando e de mau-humor?
 - Como será que a equipe lhe vê?

Reavalie sua postura e se necessário faça mudanças enquanto há tempo.

Clique nas palavras em azul pelo texto e leia outros artigos interessantes.

Na sua opinião, o que é necessário para o sucesso de uma equipe de trabalho? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário