14/06/2011

Ser chefe não significa saber tudo

O portal Universia trouxe um artigo sobre o perfil do novo chefe. Uma pesquisa interna feita pela Google onde as pessoas deviam enumerar em ordem de importância, 8 frases usadas para descrever gestores, "ter conhecimento técnico" demonstrou ser o menos importante. Na prática o que isso significa?

Se você é chefe:
Lembre que é humanamente impossível saber tudo, estar sempre atualizado e talvez sua equipe e seus superiores nem esperem isso de você. Nem só de conhecimento técnico é feito um bom gestor. Não tente competir com sua equipe, querendo se mostrar sempre ser o "mais entendido", isso desestimulará o grupo e fará de você um mau gestor. O êxito da equipe não depende da inteligência do gestor, mas da capacidade dele de identificar e extrair o melhor de cada um.

Se você é subordinado:
Não espere que seu chefe tenha reposta para tudo, afinal "o importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe". Ter consciência disso fará com que você consiga ver as boas qualidades do seu gestor, entender melhor porque ele está nesta posição e consequentemente se sujeitar à chefia dele. O chefe pode não saber tudo do assunto, mas ele está numa posição privilegiada, de onde consegue ter uma visão mais ampla e crítica dos acontecimentos. Por isso, não critique o que você desconhece, e muito menos quando você não tem uma idéia melhor. 

E registro aqui meus agradecimentos aos chefes e chefas que já passaram pela minha vida, que me ensinaram muitas coisas e sempre me desafiaram, extraindo o melhor de mim. Não é necessário citar nomes aqui (não gosto de "rasgação de seda") mas sei que alguns deles leem minhas humildes postagens e sabem o quanto sou grata por tudo, pois eu já tive a oportunidade de lhes dizer isso pessoalmente.

Fonte da imagem: http://www.cardozo-group.com/wp-content/uploads/2010/10/chefe-heroi-ou-pateta.jpg

Um comentário:

  1. Gostei do artigo realmente o chefe atual nao pode jamais pensar em si mesmo .. ja foi o tempo em que contava mais o valor individual onde só quem sabia dentro de uma empresa era o chefe. hoje vejo que o chefe ou lider nao tem mais como acompanhar as crescentes mudanças e por isso precisa adotar o trabalho em equipe.. os chefes antigos tem tido muito trabalho para se adaptar a este novo pensamento.. pois pensam que se nao sabem mais do que os membros da esquipe ficarao por baixo. "o chefe moderno lida com talentos e nao com simples trabalhadores".

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