A negociação é um processo que ocorre quando um grupo de pessoas se reúne para discutir um determinado assunto e chegar a um acordo. Para uma boa negociação, é imprescindível uma boa comunicação.
Diariamente enfrentamos situações que envolvem negociação. Poderia citar alguma delas? No mercado de trabalho também, por isso esta habilidade é tão importante. Em algumas profissões, percebemos mais claramente a necessidade da negociação, como por exemplo: vendedores, administradores, corretores de imóveis. Mas a negociação está presente em todos os campos de nossas vidas, por isso você precisa esforçar-se para adquirir esta habilidade.
No processo de negociação, existem algumas etapas. Podemos citar: abordagem, argumentação,
superação de objeções, acordo, reforço e reabordagem. Para uma boa negociação, é muito importante que você conheça bem o produto ou serviço que deseja negociar.
Na abordagem, você deve identificar quais as necessidades do seu cliente em relação ao produto ou
serviço ou ainda, despertar seu interesse no produto/ serviço que você deseja oferecer. Depois de identificadas as necessidades e desejos do seu cliente (por que ele precisa ou deseja aquele
produto/ serviço) você mentalmente criará estratégias de argumentação, ou seja, você decidirá que argumentos usará com este determinado cliente/ fornecedor.
Você deve argumentar de maneira lógica com o cliente e estar preparado para responder às objeções e os questionamentos dele. Nesta etapa, você precisa ouvir com atenção as objeções do seu cliente para que possa respondê-las com argumentos lógicos e convincentes.
Após a argumentação, fecha-se o acordo, que deve ser satisfatório para os dois lados. Quanto mais você treinar a negociação, mais desenvolverá esta habilidade.
Como negociar bem
• Conheça bem o produto/ serviço que irá oferecer: você só poderá argumentar de maneira lógica sobre
um determinado assunto, depois de conhecê-lo.
• Ouça o que a outra pessoa diz: para argumentar de maneira eficiente, você precisa ouvir com atenção o que a outra pessoa diz conhecer o que ela pensa (vontades, curiosidades, medos, necessidades).
• Cheguem a um acordo satisfatório para as duas partes: só podemos dizer que um acordo foi bom,
quando as duas partes saem satisfeitas.
• Seja criativo: use sua criatividade e desenvolva soluções que nunca foram pensadas antes.
• Exercite: quanto mais você treinar a arte de negociar, melhores negócios fará, e terá mais experiência
em expor suas idéias e vencer objeções.
• Seja organizado e estabeleça metas para seu projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário