18/06/2014

Comunicação

A comunicação humana é o processo que envolve a troca de informações através de símbolos que podem ser verbais ou não-verbais. Há várias maneiras de se comunicar, através da fala, de gestos, da linguagem escrita.


A comunicação também pode ser mediada pela tecnologia, quando usamos o telefone, por exemplo. A comunicação envolve sempre um emissor (quem transmite a mensagem), um receptor (quem recebe a mensagem) e uma mensagem (o recado que é dado). Para que haja a comunicação é necessário que o emissor transmita a mensagem de modo a ser entendida pelo receptor.

Comunicar-se bem é essencial para o mercado de trabalho, pois as relações humanas em geral, dependem da boa comunicação. No ambiente de trabalho, sem boa comunicação é impossível trabalhar em equipe e atender bem à clientes e fornecedores.

A habilidade de comunicar-se bem é necessária em qualquer profissão, mas, algumas profissões envolvem mais diretamente a comunicação. Poderíamos citar as profissões de jornalista, publicitários, relações públicas, atores, advogados, professores.

Como desenvolver a habilidade de comunicar-se bem

• Fale corretamente: você tem um bom português? Se você quer comunicar-se bem, é importantíssimo que conheça bem a sua língua. Procure ler mais, assim ampliará seu vocabulário, observe as regras de gramática e a pronúncia correta das palavras.

• Seja um bom ouvinte: Você é um bom ouvinte? Para que ocorra uma boa comunicação, você deve estar atento ao que a outra pessoa está lhe comunicando para depois mostrar seu ponto de vista. Nesta hora, você precisa deixar de lado os preconceitos.

• Procure conhecer o receptor da sua mensagem: desta forma, poderá adequar a sua mensagem para que o receptor possa compreendê-la. Além disto, tenha cuidado para não ofender as crenças, costumes e cultura da outra pessoa.

• Fale pausadamente: falar rápido demais demonstra nervosismo e dificulta o entendimento da mensagem.

• Mantenha seu tom de voz num volume adequado: procure falar num volume agradável aos ouvidos: nem muito baixo, nem muito alto.

• Treine: quando você tiver uma apresentação programada, treine com antecedência. Esteja bem a par do assunto e peça para que alguém de sua confiança observe sua apresentação e lhe dê algumas sugestões.

• Revise: você tem o hábito de revisar seus textos? Ao redigir um texto, você deve revisar várias vezes antes de entregar a versão final, leia, releia, mas sempre com olhar crítico, quando possível, peça a opinião de alguém. Suas idéias devem ter coerência e clareza, não deve haver erros de gramática. Quanto mais você ler,
melhor escreverá.

• Preste atenção à comunicação não-verbal: não é apenas pela fala que nos comunicamos. Alguns gestos podem dizer muitas coisas, comece a observar os sinais não-verbais das pessoas à sua volta e também observe os seus gestos, o que seus gestos revelam sobre você?

• Cuide de sua aparência: o que sua aparência diz sobre você? Não esqueça que nossa aparência fala muito à nosso respeito, e fala primeiro que nós. Por isso, esteja sempre bem apresentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário