É o profissional que possui a habilidade de criar um projeto inovador, transformando conhecimentos e bens em novos produtos, resultando em um retorno financeiro Ser um empreendedor não significa ser um empresário, mas a maioria dos empresários são empreendedores de sucesso. Um pessoa empreendedora pode, por exemplo, desenvolver um projeto que atenderá uma instituição pública. Um dos maiores exemplos de empreendedorismo que temos é do empresário Bill Gates, que revolucionou o mundo da informática com a Microsoft.
Podemos classificar as habilidades necessárias ao empreendedor em 3 áreas:
1. Técnicas: comunicar-se bem (saber ouvir as pessoas, escrever bem, captar informações, ser organizado, ter conhecimento técnico a respeito do projeto a ser desenvolvido).
2. Gerenciais: relaciona-se às áreas de criação e gerenciamento de projetos: marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle.
3. Características pessoais: são as características de personalidade e as atitudes do profissional: ser criativo, ser visionário, ter iniciativa, ser comprometido, comunicativo, independente, autônomo, auto-motivado, ter paixão pelo que faz, ter uma boa rede de relacionamentos. Além disso, originalidade, ter flexibilidade e facilidade nas negociações, tolerar erros, ser otimista, ter auto-confiança, ter diligência, prudência e comprometimento.
Você também pode desenvolver estas qualidades de empreendedor, veremos como.
Como ser uma pessoa empreendedora
• Não espere pelos outros: quando surgirem problemas, tente você mesmo encontrar a solução, criando novas estratégias como solução.
• Acredite em você: o empreendedor precisa ter auto-confiança, que lhe dará coragem para arriscar, ousar, tentar novos projetos, aceitar novos desafios.
• Acredite na sua equipe: o empreendedor crias equipes e também delega responsabilidades.
• Decida e se responsabilize: não espere que outros decidam por você, tome você as suas decisões mas, assuma as conseqüências que virão.
• Seja persistente e otimista: acredite que seu projeto pode dar certo, não se iluda, mas mantenha o otimismo mesmo quando as coisas parecem não estar funcionando adequadamente.
• Pesquise: conheça bem área que irá trabalhar, analise os riscos de seu projeto e tome as medidas necessárias para diminuir os riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário