01/04/2014

Seguir a profissão dos pais ou buscar outros horizontes?

Toda escolha de profissão carrega em si um conjunto de expectativas, por parte da pessoa que escolhe e da sociedade que o rodeia. Escolher, em si, nem sempre se mostra uma tarefa árdua, mas para o jovem uma escolha como essa pode mudar seu futuro. Para o adolescente definir uma profissão não é apenas definir o futuro, mas também definir quem ele será no futuro, deixar de lado todas as outras possibilidades e adentrar da maneira formal no mundo adulto. 

Um grande problema para muitas famílias é permitir que o jovem faça sua opção de forma neutra. A assunção de um cargo de direção na empresa da família, por exemplo, pode suprir as expectativas dos pais, mas para o jovem vem a ser, na maioria dos casos, uma questão que trará conflitos internos. Em psicoterapia é comum encontrar queixas que refletem esta situação, onde o sujeito opta pela segurança de se manter no mesmo ramo que o restante da família e deixa de lado seus sonhos profissionais. O futuro não pertence a ninguém mais do que a si mesmo. 

Cabe ao jovem ter autonomia e discernimento para fazer uma escolha que atenda às suas necessidades e cabe aos pais compreender que suas expectativas encerram-se em si mesmos. Apenas dessa forma o jovem poderá desfrutar da melhor forma este complexo jogo que é o mundo do trabalho.

CRP 12/12708 

Nenhum comentário:

Postar um comentário