
Quando esta resposta é exigida de um jovem a dificuldade tende a aumentar uma vez que ele se encontra no período de estabelecimento de sua identidade. A adolescência é quando a pessoa define sua maneira de ser, é uma preparação para a fase adulta é o momento de decidir QUEM VOU SER QUANDO CRESCER.
O adolescente depara-se com a necessidade de escolher uma profissão e ele começa a projetar-se no tempo, imaginando-se como um profissional. Neste período ele pensa no que gosta e no que não gosta, no que pode e não pode fazer, há também a preocupação com retorno financeiro e se sua escolha vem de encontro com o que sua família pensa para ele.
A escolha acontece, o jovem decide, mas é necessário ter sempre em mente que uma profissão não é para toda a vida e pode ser mudada. Pode-se levar em consideração a remuneração, a relevância social da profissão, as expectativas da família e os milhares de determinantes que influenciam esta escolha, mas a decisão final deve ser sempre pessoal, a responsabilidade pela escolha, as dificuldades que aparecerão e as conquistas serão sempre de responsabilidade do adolescente que está escolhendo.
Via de regra, as melhores escolhas são feitas por jovens que tem informação. Esta esclarece dúvidas, aumenta as possibilidades e torna mais claro o caminho a ser trilhado no futuro.
Leonardo José da Silva
Psicólogo - CRP 12/12708
Nenhum comentário:
Postar um comentário