25/03/2014

Você controla seu estresse???

Como você tem vivido nos últimos dias? Você sabia que o uso de antidepressivos tem aumentado consideravelmente? Como você lida com o estresse? 

O estresse ativa mecanismos do corpo, os hormônios são liberados, a respiração muda ficando mais acelerada assim como o batimento cardíaco. O estresse pode levá-lo à ansiedade ou tensão crônica. Por isso, saber lidar com o estresse é essencial para a saúde física e mental. Muito estresse pode matar, mas um pouco pode tornar a vida mais interessante. O segredo é saber controlá-lo.

O estresse na medida certa faz com que você sinta-se motivado para os desafios diários que todos temos que enfrentar, como por exemplo cumprir horários, fazer uma prova, uma entrevista de trabalho... enfim quando esses sentimentos são por um tempo não causarão maiores problemas à saúde. 

Quando o estresse se torna crônico, algumas pessoas recorrem a álcool, drogas ou cigarro. Outras comem compulsivamente ou se tornam sedentárias, passando horas na frente da televisão ou do computador. Esses hábitos não eliminam a causa do estresse e podem até aumentá-lo. 

Então, como podemos controlar o estresse? 
Descubra a causa do seu estresse: Insegurança — financeira ou outra, rotina cansativa, problemas de relacionamento, acontecimentos traumáticos... Que efeitos o estresse tem sobre você? Problemas de saúde, esgotamento emocional, dificuldades para dormir, depressão... Para que você controle seu estresse é preciso conhecer-se, saber seus limites e principalmente respeita-los. Só assim viverá com qualidade. 

Liliane Salete Borba de Limas 
CRP 12/11664


Nenhum comentário:

Postar um comentário