16/06/2011

Por que você faz isso?

Lembrei-me hoje de uma história ouvi certa vez:
Havia um banco em frente a portaria de um prédio, onde qualquer pessoa que tentasse sentar era impedida pelo porteiro: 
 - "Tenho ordens para não deixar ninguém sentar aí", dizia ele. Quando questionado sobre o motivo da proibição, o porteiro simplesmente não sabia explicar, estava apenas cumprindo ordens. Até que certo dia supervisor viu o porteiro impedindo uma senhora de sentar e foi perguntar a ele o que estava acontecendo, pois o banco fora feito justamente para as pessoas descansarem. 
 - "Como assim Supervisor, foi o senhor mesmo que me deu está ordem quando entrei aqui, que eu não deveria deixar ninguém sentar. Estou apenas cumprindo sua ordem" - retrucou o porteiro.
O Supervisor então, com um sorriso maroto respondeu:
 - "É que o banco tinha sido pintado naquele dia em que você começou a trabalhar aqui, quem sentasse sujaria a roupa."

Agora pare e pense: quantas coisas você faz vez após vez, de maneira mecânica, sem se questionar o motivo e se haveria uma forma mais prática de realizar a mesma tarefa?
Naturalmente, você não deve a partir de agora discordar de todas as ordens que recebe, mas questionar, a fim de entender o motivo, pode ser um passo para uma solução mais criativa.
Quando você pedir algo à alguém, explique o porquê. A pessoa se sentirá mais motivada a obedecer se entender o motivo daquilo ser feito daquela forma e pode até lhe dar uma sugestão interessante. 


Fonte da imagem: http://grupiv.files.wordpress.com/2009/11/pergunta.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário