23/03/2011

Com que idade posso começar a trabalhar?

Entenda o que diz a lei:
 - De 14 à 24 anos você pode participar de Programas de Aprendizagem e ser Aprendiz. Você fará um curso numa institução habilitada e uma prática dentro de uma empresa conveniada;
 - A partir dos 16 anos, você pode fazer estágio, porém deve estar estudando no ensino médio, técnico ou superior;
 - Dos 16 aos 18 anos pode ter um emprego formal, com carteira (CTPS) assinada.
Lembrando que, em qualquer uma das situações:
 - Até os 18 anos, seus pais tem que assinar com você o contrato de trabalho;
 - Até os 18 anos, você não pode trabalhar das 22h às 6h, nem em atividade perigosa ou que atrapalhe seu desenvolvimento.

Locais que o adolescente NÃO pode trabalhar

Falaremos mais sobre Programas de Aprendizagem, aguarde!

19 comentários:

  1. Informações muito interessantes em vista dos grandes boatos do que pode e o que não pode vai ser de grande ajuda pois muitos querem trabalhar cedo, seja por necessidade ou não.. mas acabam impedidos pela falta de informação e por achar que estão fazendo errado.
    obrigado pelas informações continue aumentando nosso conhecimento...

    ResponderExcluir
  2. gostaria muito de começar trabalhar

    ResponderExcluir
  3. quero trabalhar com 12 anos eu quero muito trabalhar!!???

    ResponderExcluir
  4. eu tenho 12 e quero trabalhar :'(

    ResponderExcluir
  5. tenho 12 anos e quero muito trabalhar!

    ResponderExcluir
  6. completo 14 anos em 24 de outubro e quero muito começar a trabalhar...!!!

    ResponderExcluir
  7. completo 14 anos em 24 de outubro e quero muito começar a trabalhar...!!!

    ResponderExcluir
  8. Voou fzer 14 ano qe veem mais tenhoo amgs qe ja trabalham cm 13 isso e Ilegal?

    ResponderExcluir
  9. Olá, Anônimo! Não, não é legal. A lei só permite o trabalho acima de 14 anos. Provavelmente seu amigo trabalha de maneira informal (sem registro).

    ResponderExcluir
  10. eu tenho cinquenta anos a tempo de arrumar trabalho ainda sim ou não a tempo ainda para arrumar trabalho quero resposta

    ResponderExcluir
  11. Eu posso trabalhar de assistente no mercado eu tenho 11 anos?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, com 11 anos a lei não permite ainda q o adolescente trabalhe!

    ResponderExcluir
  13. Tenho 14 anos, mas eu ainda estou no 9° ano, já posso começar?

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho 13 anos, vou fazer 14 agr em dezembro, e quero muito já poder trabalhar. Só ñ entendi uma coisa; eu li q podia fazer estágio a partir dos 16, e agr a fala q a lei permite com 14. Me expliquem isso . ñ entendo essas coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Monick, a lei não permite trabalho com 13 anos. Permite somente a partir dos 14, na modalidade jovem aprendiz, a partir dos 16 pode fazer estágio.

      Excluir