18/05/2017

O que podemos aprender com os atletas sobre desenvolver competências?

Olá pessoal:

Quero compartilhar com vocês um artigo muito legal, que tem muito a ver com as Competências Profissionais... na verdade, não só elas, mas todas as habilidades que desejarmos desenvolver... tenho certeza que vocês vão gostar!

O autor é o Sérgio Clemente: "sou Coach, meu trabalho é fazer as pessoas atingirem seus objetivos. Mais do que isso, é ajudar as pessoas a estarem em contínuo crescimento, em qualquer área da vida".

ALCANCE A SUA META: CRISTIANO RONALDO NÃO É UMA MÁQUINA!

…"Cristiano Ronaldo é uma máquina de fazer gols e decidir partidas”… assim começava a matéria em um grande portal nacional da internet sobre a atuação de Cristiano Ronaldo no jogo de ontem.

Só que não. Cristiano Ronaldo NÃO é uma máquina. Ele é um humano. Preparado, bem treinado … talvez com um pingo daquilo que chamam de sorte… mas ainda assim é apenas um humano.

Penso que deveríamos olhar o exemplo de atletas como Cristiano Ronaldo e aprender uma lição básica e fundamental que o esporte pode nos dar: todos nós podemos desenvolver talentos e capacidade, mas para isso é necessário foco, determinação e treino.

O problema é que quando enxergamos estas pessoas como “máquinas”, como “divinos” ou como “mitos” tendemos a achar que eles vieram de outro mundo. Não! Eles não vieram. Eles são humanos. Eles apenas reforçaram ao longo de anos seus talentos, com muuuuuito trabalho, muuuuuito treino, muuuuuito foco e muuuuuita determinação.

A má notícia meu amigo, é que isso tudo não cai do céu. Não! Você não será acertado por um raio do céu e passará a ter talentos mágicos. O contrário pode acontecer. Quantos exemplos existem de pessoas que tinham muito talento mas acabaram estragando tudo por falta de treino, foco e determinação.

A boa notícia é que com treino, foco e determinação poderemos alcançar resultados expressivos em qualquer campo da vida. Note, eu disse em qualquer campo da vida.

A maior herança que o futebol (na verdade, que o esporte) pode nos dar, não é a alegria passageira de um bom jogo, mas sim, o exemplo de como desenvolver talentos e capacidade, de como manter o foco num objetivo apesar de dificuldades e de como melhorar a cada dia.

Talvez nunca nos tornaremos um Cristiano Ronaldo, mas com treino, foco e determinação poderemos vir a ser melhores do que fomos ontem. E amanhã, vir a ser melhor do que somos hoje. E assim sucessivamente. Por que no fim das contas, nosso jogo é apenas contra nós mesmos. Não temos e não devemos competir contra os outros. Temos que ser melhores do que nós mesmos a cada dia.

Devemos encarar cada dia como uma nova partida. Assim, a pergunta é: hoje, você está sendo melhor do que foi ontem? Se for, está crescendo e ganhando. Se não foi, precisa começar a crescer. Simples assim. Sem desespero, sem stress. Apenas com trabalho, foco e determinação. Sei disso porque esse é o meu trabalho. Como Coach meu maior objetivo é ver as pessoas crescerem a cada dia – e garanto a vocês, isso é totalmente possível!

Quer saber mais sobre o Coach, visite o site:http://www.alcancesuameta.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário