24/05/2017

O que o futebol e a história do David Luiz podem nos ensinar sobre resiliência

Olá pessoal:

Quero compartilhar com vocês mais um texto do coach Sérgio Clemente, desta vez ele analisa a história de um famoso jogador de futebol e de que forma podemos aprender da sua resiliência, persistência e proatividade. Vale a pena a reflexão!

ALCANCE A SUA META: DAVID LUIZ CONSEGUE DAR VOLTA POR CIMA

No último dia 12, o Chelsea se tornou campeão Inglês com duas rodadas de antecedência. No elenco do time campeão, temos o brasileiro David Luiz, que todos certamente conhecem. Independentemente de se gostamos do seu futebol, de se o consideramos um craque ou um “pereba”, o fato que chama atenção é o seu início de carreira, similar ao da maioria dos jogadores de futebol de nosso país.

Ao jornal Daily Mail ele conta que ainda aos 14 anos soube o que era “passar fome” em busca do sonho de se tornar um jogador profissional. Curioso foi o momento da virada em sua carreira ainda iniciante. Ele conta que jogava com a 10, mas que estava no banco. Num jogo importante, viu dois dos zagueiros do seu time se machucarem. Então o treinador teria perguntado quem poderia jogar. Ele se colocou à disposição. O treinador teria dito, “mas você nunca foi defensor”, ao que ele teria respondido, “agora eu sou”. Resultado, foi o melhor da competição. Virou profissional. Jogou na Europa, na seleção e por fim foi campeão Inglês no último dia 12.

Porque gostei dessa história? Porque ela demonstra claramente a importância de uma característica chamada “resiliência”, ou seja, a capacidade de se moldar a uma nova circunstância.

Conforme ele mesmo disse, “assumi o risco, e isso mudou a minha vida e a vida da minha família”. A pergunta é: e se ele não tivesse assumido o risco? E se ele não tivesse se adaptado? Se tivesse insistido em ser o camisa 10? Não sabemos o que teria acontecido. Mas, sabemos que uma pessoa resiliente tem mais chance de “dar certo” do que outra que tem pouca resiliência.

A questão é. Costumamos ver estes “ídolos do esporte” como pessoas agraciadas. Mas, frequentemente desconhecemos “o caminho” que eles tiveram que traçar para chegar até lá. O fato é que independentemente se você acha seu ”ídolo” o melhor do mundo, ou não, o fato é que normalmente estas pessoas tiveram de demonstrar uma notável capacidade de perseguir suas metas, demonstrando resiliência, adaptação e foco.

Penso que, mais do que saber sobre seus carros, sobre suas namoradas, sobre seus gostos e seus hábitos, poderíamos aproveitar a “paixão brasileira pelo futebol” para aprender mais sobre estas características fundamentalmente – persistência, resiliência e foco – tão necessárias para atingir qualquer objetivo na vida.

Que tal na próxima rodada, ao invés de apenas notar a bela jogada, o gol bonito ou mesmo a grande defesa, que tal parar para perceber a pessoa – o humano! – por trás dessa jogada e o conjunto de qualidades que o levaram até ali?!

Quer saber mais sobre o Coach, visite o site: www.alcancesuameta.net

Sobre o autor, Sérgio Clemente: "sou Coach, meu trabalho é fazer as pessoas atingirem seus objetivos. Mais do que isso, é ajudar as pessoas a estarem em contínuo crescimento, em qualquer área da vida".


Nenhum comentário:

Postar um comentário