Trabalho em equipe é quando um grupo de pessoas se reúne para resolver um problema específico, criar algo trabalha em prol de um mesmo objetivo. Note que trabalho em equipe, não é o mesmo que trabalhar junto com um grupo de pessoas, é quando o grupo está unido em busca de um mesmo resultado.
Trabalhar em equipe pode ser um desafio, pois temos idéias, conceitos e experiências diferentes. Além disso, ninguém nasce sabendo trabalhar em equipe, mas todos nós podemos desenvolver essa habilidade cada vez mais valorizada pelas empresas. Como você pode melhorar sua habilidade de trabalhar em equipe?
Ao realizar um trabalho em equipe, você notará que muitas vezes os outros membros do grupo pensam diferente de você. Trabalhar em equipe nada mais é do que discutir e trocar idéias, mas de maneira profissional, deixando de lado conflitos pessoais, com o objetivo de achar a melhor solução para determinado problema.
Algumas profissões em que o trabalho em equipe é um fator imprescindível: esportes coletivos, musica, teatro, vendas.
Dicas para ser bem sucedido ao trabalhar em equipe
• Defina os objetivos que vocês querem alcançar: lembre-se que, quem não sabe onde quer chegar, nunca chegará a lugar algum. Organize bem o tempo de modo a não desperdiçá-lo com questões menos importantes. Vocês estão reunidos para alcançar um objetivo e é isso que deve ser feito, evitem distrações.
• Crie e mantenha um ambiente que favoreça permanentemente: a confiança, honestidade, respeito, o diálogo e o bom-humor.
• Exponha suas idéias para o grupo, de maneira clara e objetiva: num trabalho em equipe, as idéias e os resultados alcançados, são conquistas do grupo e o mais importante é atingir o objetivo proposto e não saber de quem é a melhor idéia. Tente contribuir com sugestões criativas e inovadoras.
• Saiba ouvir as idéias dos seus colegas e aceitar sugestões: duas cabeças pensam sempre melhor que uma.
• Defenda suas idéias e opiniões mas saiba aceitar a opinião de seus companheiros: ninguém pode estar certo sempre. É importante que você seja razoável e saiba ceder a favor do grupo. Não esqueça também que vivemos numa democracia, onde o voto da maioria é que decide.
• Use argumentos lógicos e coerentes: se você quiser discordar da idéia de outra pessoa, faça isso com uma argumentação lógica, e ofereça uma sugestão mais apropriada ao grupo, se você não tiver uma idéia melhor então nem critique. Criticas são importantes, mas devem ser feitas com cuidado e devem ser construtivas. Ao criticar a postura de alguém, use exemplos concretos. Mostre a ela de forma clara, onde ela deve melhorar.
• Valorize a opinião de seus colegas: é muito fácil encontrarmos pontos para serem criticados, mas aprenda a valorizar as boas idéias de seus colegas. As pessoas se sentirão a vontade com você, se você souber valorizá-las e suas criticas forem sempre construtivas.
• Tenha uma postura profissional: jamais altere seu tom de voz e nunca permita que conflitos pessoais interfiram na sua postura profissional.
• Aprenda a dividir tarefas: ninguém consegue executar nada sozinho, confie no trabalho de seus colegas e assuma as suas responsabilidades. Assuma o seu papel no grupo e coopere com os demais.
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