18/06/2014

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de lidar com suas emoções em situações diferentes de maneira apropriada. É uma característica fundamental para todas as profissões, pois as empresas querem pessoas que consigam se relacionar com todos dentro da organização, querem evitar conflitos no ambiente de trabalho,e esperam que ocorra uma cooperação entre os membros da equipe. A inteligência emocional é muito usada em profissões como: psicologia , psiquiatria, diplomacia, assistente social , professor.


Para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, não adianta o profissional ter um bom currículo, vasta experiência, mas ter um comportamento inadequado dentro de uma empresa, misturando vida pessoal e profissional, sendo arrogante, egocêntrico, não entendendo o ponto de vista dos outros.

Aptidões necessárias para o mercado de trabalho:

• Autoconhecimento: processo emocional no qual a pessoa consegue fazer uma avaliação do que esta acontecendo na sua vida (pessoal, profissional, social) estabelecendo mudanças de atitudes. Por se autoconhecer e se auto-avaliar, você poderá descobrir que comportamentos e hábitos devem ser mudados.

• Autocontrole: é a capacidade de dominar os seus sentimentos, pensando antes de agir. Por refletir nas suas atitudes, pensando antes de agir, você poderá evitar muitos conflitos em todos os campos de sua vida.

• Auto-motivação: é a capacidade que um individuo tem de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias e agir com otimismo mesmo em situações de dificuldades, buscando soluções para os problemas em vez que agir com pessimismo e somente
reclamar.

• Empatia: é a habilidade de entender os sentimentos de outra pessoa. Se você demonstrar empatia, as pessoas gostarão de conviver com você e você terá melhores relacionamentos, afetivos e profissionais.

• Habilidade de relacionamento interpessoal: é a habilidade de se relacionar com outras pessoas. A pessoa que se esforça em adquirir esta habilidade, tem facilidade de trabalhar em equipe pois consegue tanto dar sua opinião, quanto ouvir a opinião dos demais membros do grupo alcançando os objetivos propostos.
Como desenvolver a inteligência emocional?

• Escolha um lugar que você gosta (praia, campo) faça algumas reflexões e anote sobre o que você refletiu.

• Pense sobre sua personalidade: quem sou eu? Quais as minhas qualidades? Quais são os meus defeitos? O que eu gostaria de mudar em mim? O que eu gosto de fazer? O que me deixa irritado? O que me deixa feliz?

• Pense sobre sua vida: quais são os meus objetivos? Como eu gostaria de estar daqui há alguns anos? O que eu quero para minha vida? Consigo executar meus objetivos? O que me atrapalha?

• Ao final do dia, reflita sobre suas atitudes. Se houve alguma situação que lhe causou aborrecimento pense: será que eu poderia ter me comunicado de maneira diferente? Como posso demonstrar minha insatisfação com certa situação, sem deixar de ser educado?

• Ouvir os outros é um hábito, aprenda a ouvir, demonstrando empatia. Exercite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário