23/09/2011

Como desenvolver o autoconhecimento e uma identidade consistente?

O que você prefere ser: uma folha que cai de uma árvore e é levada para todos os lados por qualquer brisa ou uma árvore que resiste até mesmo a tempestades devastadoras? Se deseja ser como a árvore, você precisa descobrir quem é e fortalecer sua identidade.

Mas o que é identidade? 
Não estamos falando do documento que você carrega na sua carteira e contém sua foto. Mas sim da certeza que você tem no íntimo de quem você é e que valores quer seguir na vida. Se você tiver esta certeza (ou seja, uma identidade forte e consistente) controlará sua vida ao invés de deixar que outros a controlem. 

Como desenvolver esta confiança?

Identifique seus pontos fortes (talentos, habilidades e qualidades):
Valorizar seus pontos fortes aumentará sua confiança e reconhecer os pontos fracos lhe ajudará a controlá-los. 

Identifique seus pontos fracos:
O elo mais forte de uma corrente pode comprometer toda a força dela. Da mesma forma, deixar que suas fraquezas controlem sua vida, pode comprometer sua identidade.
Que ponto fraco você precisa aprender a controlar?

Identifique seus objetivos:
Faça uma lista com pelo menos 3 dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Escreva também o que você precisa fazer para alcançá-los.
Você entraria num taxi e pediria ao motorista para ficar dando voltas no quarteirão até acabar o combustível? Certamente que não, pois além de sair caro seria uma tolice. Ter objetivos impede que você fique "andando em círculos" na vida. Além disso sua vida ganha rumo e propósito e ajuda você a evitar pessoas e situações que podem atrapalhar seus objetivos e buscar aqueles que podem incentivar você.

Identifique e fortaleça suas convicções:
Quais suas crenças, valores e príncipios?
Se você não tem convicções, se torna uma "Maria vai com as outras", ou como um camaleão, que muda de cor para ficar igual aos colegas, ou seja, não tem identidade própria. Se você tem convicções, tem uma identidade estabelecida não importa o que outros digam ou façam.

Depois de seguir estes passos, consegue responder a si mesmo a pergunta: "Quem sou eu?"

Lembre-se também do que já comentamos aqui, de que muitas pessoas são admitidas por um bom currículo, mas não permanecem na empresa devido ao mau comportamento. Por isso ao se conhecer melhor você terá mais controle sobre seu comportamento evitando atitudes inconvenientes.


Um comentário:

  1. Adorei de novo..como sempre...acabei de ler isso antes de retornar ao trabalho...amei..bjus e uma excelente semana amiga!Bjus Fabi

    ResponderExcluir