07/04/2011

Como desenvolver o autoconhecimento

Já falamos aqui da importância da inteligência emocional e do autoconhecimento.
Vamos trazer agora algumas dicas em forma de pergunta, que podem lhe ajudar a se conhecer melhor:

Quais meus pontos fortes?
Quais meus pontos fracos?
O que eu gosto de fazer?
O que eu não gosto de fazer?
Qual o grande diferencial que tenho para oferecer ao mercado?
Quais os meus valores?
O que eu aprecio em mim?
O que eu não aprecio em mim?
O que eu aprecio nos outros?
O que eu não aprecio nos outros?
Quem são as pessoas que eu admiro?
O que as pessoas pensam de mim?
Quem eu sou? Quem eu gostaria de ser? Quem as pessoas pensam que eu sou?

Responda essas perguntas de maneira bem honesta e objetiva (sem enrolação) e você pode se surpreender com as respostas. Tendo consciência de quem você é, será mais fácil se tornar quem você deseja.
Estas perguntas também costumam ser feitas em testes de seleção e entrevistas de emprego, por isso reflita bem nas suas respostas para não dar uma má impressão.

Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjU12oOlLkSaBSUAWxWko0oCUkjjQ1pr8kOaprq_Hfo1XPuxTTcsu7pSTcFqBnIMEozxcGrSeK3PPzsQjC2TEYz6iffNOu2VG7dgPAbY7ZzM7NZ6ZnnyueZMbXNOMfLBRRD6vbQmQXKUeo/s400/autoconhecimento.jpg
Referência bibliográfica: WONG, Robert. Superdicas para conquistar um ótimo emprego. São Paulo: Saraiva, 2008 (Série Superdicas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário