06/03/2015

Inteligência Emocional - Procrastinação: O vício de andar para trás



Sente-se diariamente ansioso e já acorda sentindo o peso dos compromissos? Esse pode ser um forte sinal de que você já adquiriu o vício da procrastinação, que é o hábito de deixar tudo pra depois.

Esse costume físico e emocionalmente nocivo pode ser comparado a andar para trás, pois atrasa nossa vida pessoal e profissional com o constante acúmulo de compromissos feitos pela metade ou na maioria das vezes, adiado.

O resultado disso é uma ansiedade intensa, crescente e cumulativa, pois todas as tarefas necessárias no nosso dia-a-dia que começamos a fazer e não terminamos ou nem começamos a fazer fica registrada em nossas memórias e consciências.

Além disso, provoca até mesmo um sentimento de culpa, que logo em seguida faz a pessoa se sentir sobrecarregada e incompetente, diminuindo a auto-estima, elevando o nível de stress e muitas outras consequências decorrentes, como uma bola de neve onde a pessoa acaba perdendo o controle.

Mas isso não precisa acontecer com você!

O segredo para acabar com a procrastinação é substituir a ansiedade dos compromissos pelo seu planejamento antecipado e ação persistente. Anote tudo, planeje como fazer, um prazo limite para fazer e faça!

Dessa forma, todos os efeitos ruins da procrastinação citados acima serão revertidos, aliviando de forma significativa a ansiedade que você talvez esteja sentindo há muito tempo e nem sabia porquê. Pode me cobrar!

Um abraço do amigo,
Vilmo Júnior.


2 comentários:

  1. Olá, estou tentando me livrar dos meus vícios emocionais, estou descobrindo quais são e vou montar estratégias para mudar isso, e montei um blog, para eu possa me expressar contando minha trajetória e talvez ajudar outros que estejam passando pelo mesmo problema, gostaria de publicar este post lá se possível, mas estou iniciando nesta aventura de postar na NET, não sei bem como funciona, ouvi falar que tenho de ter autorização para postar algo de outras pessoas, se puder me ajudar, serei grata. Obrigada! Tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Wivi, sou a moderadora do blog e fico feliz que vc tenha gostado do artigo. Este artigo foi escrito pelo Vilmo Jr, que tbm tem uma página no Face, acho que vc vai gostar, ele escreve muitos artigos bacanas. Quanto a usar o texto, acredito que citando a fonte não terá problema, porém o Vilmo depois vai conversar contigo. no entanto, caso queira usar qlq outro artigo aqui do blog, de minha autoria, sinta-se a vontade, é só citar a fonte. Tbm te convido pra participar do grupo Competências Profissionais no Face. Beijos e sucesso com teu blog e com as mudanças que pretendes fazer.

    ResponderExcluir