04/08/2014

Estão abertas as inscrições para o Encontro de Professores

O Encontro de Professores tem o objetivo de criar um espaço para compartilhar práticas inovadoras de sala de aula mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação. O evento é uma iniciativa do Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC e é destinado a professores de escolas públicas nas esferas Municipal, Estadual e Federal. 

O encontro será realizado nos dias 20 e 21 de novembro na cidade de Itajaí. Serão criadas salas de discussão compostas de seis professores que apresentarão um relato de como utilizam tecnologia em sala da aula e mais seis professores ouvintes, que tenham interesse em buscar ideias para atualizar sua atuação em sala. 

O organizador do evento, Carlos Alberto Souza, explica que já participa há mais de 20 anos de experiências parecidas, inclusive organizando eventos similares, dois em Itajaí (1994 e 1995) e dois em Camboriú (1998 e 2003). “Naquela época o evento se chamava Investigação Ação na Escola e era desenvolvido por um grupo de docentes que faziam mestrado e doutorado”, explica. 

Depois disso, Carlos realizou um projeto de pesquisa entre 2011 e 2013 que investigou e avaliou o uso dos computadores distribuídos pelo projeto do Governo Federal Um Computador por Aluno. “E foi nessa época que retornou o desejo de realizar um evento que crie um espaço para os professores que estão inovando em sala de aula trocarem experiências”, completa. Além disso, “o foco de todo professor deve ser a aprendizagem do aluno e esse encontro é uma ótima oportunidade para oxigenar e atualizar as práticas educativas e encontrar colaboradores, visto que a educação exige isso para crescermos”, esclarece. 

Carlos completa que “precisamos de eventos organizados para professores em sala de aula, que discutam conhecimentos e estratégias de ensino que contemplem tecnologias a favor do ensino-aprendizagem. Além disso, o IFSC tem compromisso com a formação de professores e, nesse sentido, temos muito a fazer em nosso país”, completa. 

O evento é inédito no IFSC e é aberto a professores de escolas públicas de toda a região. O evento contará com a apresentação de relatos fortalecendo a troca de experiências. Além disso, oferece sete oficinas sobre propostas de utilização de tecnologia em sala de aula, uma palestra e uma mesa redonda composta por professores do IFSC, Universidade Regional de Blumenau – Furb, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul e Universidade Federal da Bahia - UFBA. 

O evento acontece nos dias 20 e 21 de novembro, mas as inscrições encerram em 07 de setembro. Mais informações no site http://encontroprofessoresitajai.ifsc.edu.br ou no site do Câmpus Itajaí do IFSC www.itajai.ifsc.edu.br. Fone (47) 3390 1200. 

As inscrições são gratuitas! 
Quem: Encontro de Professores 
O que: inscrições abertas até 07/09 
Quando: 20 e 21/11 
Onde: Cidade de Itajaí, local ainda a confirmar 
Como: Oficinas, Palestra, mesa redonda e troca de experiência entre professores de escolas públicas 
Quanto: Gratuito 
Por que: O objetivo do evento é criar um espaço em que os professores possam trocar experiências de uso de tecnologias em sala de aula. 

Fonte: Carlos Alberto Souza, Coordenador do evento e Diretor Geral do Câmpus Itajaí – (47) 3390 1200

Nenhum comentário:

Postar um comentário