24/11/2011

IFSC de Itajaí é premiado

Você sabia que já existe um Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Itajaí???
Não só existe como oferece diversos cursos gratuitos para a comunidade.
Além dos cursos, o IFSC desenvolve projetos e um deles foi premiado esta semana, veja:

Neste ano, Itajaí e região tem mais um motivo para comemorar. Após obter a nota mais alta da avaliação do Ministério da Educação entre os institutos federais de todo o País pelo quarto ano consecutivo, um projeto de pesquisa desenvolvido pelos servidores do IFSC Campus Itajaí foi o vencedor na Categoria Tecnologia da Informação, da Comunicação e da Educação do prêmio
Santander Universidades em Ciência e Inovação. A cerimônia que divulgou os ganhadores foi realizada na noite desta segunda-feira (21) em São Paulo.

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto Laptops Educacionais é de autoria do Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Itajaí, Prof. Dr. Carlos Alberto Souza, e envolve outros dez servidores.
O objetivo do projeto do IF-SC é fazer uma análise crítica do Programa Um Computador por Aluno do Governo Federal (PROUCA). Souza explica que isso será feito em dois momentos. “Primeiro, faremos uma análise crítica do PROUCA, vendo o impacto nas escolas para compreender melhorias e metodologias inovadoras para o uso dos laptops educacionais no ensino de Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias”, conta.

Num segundo momento, de acordo com o professor, será feita a formação de professores, envolvendo estratégias metodológicas e material didático para a utilização dos laptops no ensino-aprendizagem na área de estudo. “Iremos trabalhar nos procedimentos mais favoráveis à implantação de formação continuada de professores, vendo como a implementação desses procedimentos repercutem na qualidade dos cursos, nas práticas de ensino e analisando como a educação apoiada pela tecnologia da informação e da comunicação pode desafiar a curiosidade epistemológica do aluno para incentivar a descoberta e como os laptops educacionais podem contribuir com a melhor produtividade dos professores”, detalha.

A avaliação será feita com base em 11 escolas que participam do PROUCA. O foco na área de Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologia (CNMT) se deve à formação do autor. “Sou formado em Física com doutorado na área de educação e na linha de educação em ciências”, conta.

O projeto foi aprovado em setembro deste ano, mas a equipe de servidores envolvida está atuando no trabalho desde março. “Realizamos encontros com os responsáveis pelo PROUCA com os pesquisadores e iniciamos leituras que tratam do tema”, afirma o professor. O prazo para finalização do projeto é setembro de 2012 e, ao final, serão utilizados cerca de R$ 220 mil para a realização do trabalho – incluindo as bolsas de pesquisa, compra de equipamentos, diárias e passagens.

Sobre o prêmio O prêmio Santander Universidades visa estimular o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, sempre com foco no desenvolvimento sustentável. Na edição deste ano, foram 6.143 estudantes, docentes, pesquisadoresdoutores e universidades que participaram das premiações.

Parabéns a todos os envolvidos no projeto!!!

Colaboração: Diego Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário