13/09/2011

O que um desastre natural tem haver com sua vida profissional?

Todos os dias somos expostos a situações que nos provocam reflexões.
Porém acredito que muito maiores são as reflexões provocadas por eventos que mexem com nossa rotina, nos tiram da zona de conforto e nos "chacoalham" (muitas vezes literalmente).

É nessa linha de pensamento que escrevo este post... trazendo algumas reflexões que nasceram a partir de mais um evento catastrófico na cidade de Itajaí (a enchente presenciada nos últimos dias), tentando buscar lições para o Mercado de Trabalho, que é o tema central deste blog.

Entre tantas lições que este evento pode nos trazer, quero destacar a importância do planejamento e da prevenção:
Todos nós que moramos na região do Vale do Itajaí, sabemos que enchentes como essa não podem ser evitadas, mas em certo momento é possível "prever" o desastre (depois de muita chuva, quando o nível do rio está alto). É nessa hora que temos de acalmar os ânimos e planejar os próximos passos para evitar maiores prejuízos (perda de vidas e patrimônio). Este planejamento começa a ser feito com base nas informações que obtemos, especialmente de cidades vizinhas. Muitas pessoas, mesmo na incerteza de que seriam atingidas, tomaram precauções, levantaram seus pertecem ou até mesmo os tiraram de casa. E então se pode ver uma grande demonstração de trabalho em equipe e solidariedade. Depois tudo passa e a vida continua.

Quem acompanhou o desastre de 2008 e este último, pode perceber que a equipe da defesa civil estava melhor estruturada, dessa forma, cada um pode fazer sua parte (governo, imprensa, comunidade, sociedade civil organizada). Diferente do que aconteceu no evento anterior, que a desestruturação fez com que os papéis de confundissem.

Creio que todos saímos desta experiência com a certeza de que o desastre só não foi maior, porque nossos governantes estavam bem informados, alertaram a população e nós por sua vez, acatamos o aviso, nos planejamos, tomamos as providencias necessárias e fizemos um bom trabalho em equipe. (Naturalmente ainda existem falhas neste sistema, mas meu objetivo aqui não é apontar erros e acertos, deixo essa parte para a imprensa, que sabe fazer muito bem).

Quanto desperdício (de tempo, recursos, energias) podemos evitar ao planejar nossas ações no ambiente de trabalho? Ao planejar, temos todas as informações necessárias para tomar decisões? As atribuições de cada membro da equipe estão bem definidas?

E você? Que lições para sua vida profissional aprendeu deste evento?

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