11/05/2011

Etiqueta no e-mail corporativo

Um artigo da revista exame, trouxe algumas regras de etiqueta para você usar bem o e-mail corporativo. Mas, você talvez se pergunte por que é necessário tanto cuidado ao enviar um e-mail. É simples, um simples e-mail pode dizer muito sobre a personalidade de quem o enviou. Sendo assim, que imagem você quer passar? De grosseiro, desorganizado? Ou quer transmitir credibilidade e comprometimento?
As mensagens instantâneas estão sendo cada vez mais usadas no ambiente profissional e já falamos aqui, sobre etiqueta no msn, por exemplo. Veja agora como ser polido e educado usando o bom e velho e-mail...

1 - Use o e-mail da empresa somente para assuntos profissionais e nada de fofocar atrvés dele;
2 - Escreva de maneira clara e objetiva, não desperdice tempo;
3 - Evite abreviações, ou seja, escreva "você", ao invés de "vc";
4 - Não maltrate a Língua Portuguesa, na dúvida, consulte um dicionário ou substitua a palavra. Respeite a pontuação;
5 - Gírias e palavrões estão proibidos;
6 - Cuidado com o botão enviar, você pode enviar a mensagem sem querer, antes de ela estar completa;
7 - Nada de enfeites. Haja com profissionalismo, discrição e elegência. Nada de emoticons, variações de cor ou deseinhos;
8 - No e-mail de despedida, evite emoções e sentimentalismo.


Fonte da imagem: http://www.f5mail.com.br/site/img/email.gif

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