01/04/2011

Será que eu faço um curso à distância?

Recebemos pedidos para falar um pouco sobre educação à distância (EAD). O que falaremos aqui vale para qualquer curso, seja de formação continuada ou superior.
A EAD parece ser a solução dos problemas de quem mora longe da instituição, ou não tem tanto tempo disponível.
Mas ainda há alguns preconceitos com relação a esta modalidade de ensino. Alguns acham que EAD é "moleza", que é pra que tem preguiça de estudar e ir pra aula todo dia. Mas, posso dizer com toda propriedade (sou acadêmica da modalidade EAD) que não é bem assim. Muito pelo contrário, a EAD exige que o aluno seja muito mais autônomo, pois não terá um professor ali lembrando e cobrando suas responsabilidades. 
Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos e a internet, permitem que haja tanta interação entre colegas e formadores quanto numa sala de aula convencional. Através dos ambientes virtuais de aprendizagem e outros programas de chat, é possível tirar dúvidas, debater com colegas... e se você não puder fazer isso em tempo real, existem fóruns com o mesmo objetivo. Sem esquecer que existem encontros presenciais também, que incluem avaliações escritas (provas).
A vantagem que pode virar uma desvantagem, é que você faz seu horário. Isso exige mais disciplina e organização da sua parte. Se você não se encaixa neste perfil, melhor reconsiderar sua decisão de fazer um curso EAD.
Sobre a validade dos cursos superiores, naturalmente, você precisa verificar se são aprovados pelo MEC.
Mas, se você fez um curso EAD numa faculdade não tão conceituada e está inseguro sobre mencionar esta informação no seu currículo. Penso que você pode omitir esta informação e omitir também a modalidade do ensino. Escreva apenas a sua formação, na entrevista se for questionado explique os detalhes (não minta). É melhor uma graduação EAD numa faculdade sem tanto renome, do que nada, até porque, bem sabemos que os cursos EAD são beeeem mais em conta.
É claro que a estrutura da instituição e a capacitação dos professores influem diretamente na formação do aluno. No entanto, muito depende do empenho de cada um, não adianta você estar na melhor universidade, mas não aproveitar e "sugar" seus professores, nem usufruir da estrutura disponível. 
Por isso, antes de decidir, reflita bem nas suas expectativas,  no que você pode dispor e investir para sua formação (tempo, energias, dinheiro), depois faça a escolha que melhor se encaixa às suas necessidades e mãos à obra!!!

Sugiro também a leitura deste artigo, onde você poderá fazer um teste para saber se tem perfil de aluno Ead.

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/vale-pena-entrar-nessa-educacao-distancia-diploma-prova-emprego-rotina-aluno-teleconferencia-chat-510862.shtml

2 comentários:

  1. Olá, Estou cursando o primeiro semestre de adm numa universidade EAD e eh realmente como vc fala não adianta você estar na melhor universidade, mas não aproveitar e "sugar" seus professores, nem usufruir da estrutura disponível.
    Muito legal seu blog.
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Liana,

    Parabéns pelo artigo. Fui aluno de curso de graduação a distância e atualmente estou pós-graduando em EAD. Ratifico o que vc escreveu. É preciso ter perfil para ser aluno EAD. Se me permite, no artigo "EAD: Você tem perfil de aluno a Distância", de minha autoria, relato um pouco da minha experiência neste tipo de curso e recomendo àqueles que pretendem fazer um curso EAD a fazerem um teste pra saber se realmente têm perfil. O link é: http://ogestor.eti.br/ead-voce-tem-perfil-de-aluno-de-educacao-a-distancia/
    Abs.

    ResponderExcluir