18/05/2012

Hábitos das pessoas IMprodutivas

Você é daqueles que nunca tem tempo pra nada, não consegue concluir as tarefas, gostaria de ter um dia de 48h e se pudesse comprava "tempo" na barraquinha da esquina? Então é bem provável que você vá se identificar com as características apresentadas a seguir. Tome consciência dos seus atos e fuja das armadilhas:

"Deixo a vida me levar"
Naturalmente, imprevistos acontecem, porém há coisas que podem ser planejadas e controladas com antecedência. Combata a tendência de deixar as coisas irem acontecendo, assim você passa o dia "apagando incêndio".
Planeje suas atividades para os próximos 3 dias, porém não comprometa toda a agenda, deixe um tempo "livre" para os imprevistos.

"Tudo é urgente"
Quem trata tudo como prioridade, acaba por atropelar as coisas e gastar tempo com coisas desnecessárias.
Aprenda a diferenciar o que é importante do que é urgente e que merece sua atenção imediata.

"Não preciso de agenda"
Além da boa e velha agenda de papel, há muitas opções tecnológicas. Não subestime o poder que essas ferramentas podem ter sobre sua organização pessoal. Você pode demorar de 4 à 5 semanas para se acostumar, mas o resultado compensa.
Leve a sério a agenda, ou outro programa com objetivo similar, seja disciplinado e firme um compromisso com você mesmo.

"Otimize os recursos"
De nada adianta você ter agenda no papel, no e-mail, no computador, no celular... 
Concentre-se em uma ferramenta, aquela que melhor se adaptar ao seu estilo.

"Ser viciado em e-mail e em redes sociais"
Checar o e-mail e a rede social a todo momento e responder imediatamente toda e qualquer mensagem pode ser uma armadilha que fará você perder muito tempo. 
Determine horários para abrir e responder mensagens. 

"Delegue tarefas"
Muitos deixam de delegar tarefas com medo de perder o posto ou por não confiar no trabalho alheio, mas isso fará com que você se sobrecarregue ainda mais de tarefas.
Assuma as tarefas confidenciais e estratégicas, que dependam de decisão e delegue as operacionais. 

"Viver em reunião"
Isto não é sinônimo de produtividade, até porque, bem sabemos que muitas reuniões, não chegam a lugar nenhum. 
Não faça reunião pra tudo! Quando necessário, faça reuniões objetivas, curtas e pontuais.

"Roubar tempo dos outros"
Tem gente que vive atrapalhada e atropela os colegas de trabalho também... não anota informações e fica ligando pra perguntar, sobrecarrega os outros, pede tarefas no final do expediente.
Demonstre empatia e verifique como está a agenda da pessoa antes de pedir favores, faça a sua parte!

"Ser desorganizado"
Num ambiente bagunçado, você demora mais a encontrar as coisas e se torna refém da sua própria confusão.
Organize seu ambiente de trabalho. Não pense no tempo "gasto" para organizar, mas sim no tempo "investido".

Organizando melhor sua rotina, você será mais produtivo, terá mais tempo para si mesmo, o que vai refletir diretamente na sua qualidade de vida. Pense nisso!




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