10/02/2012

Comportamentos que limitam a carreira

Sempre falamos aqui a importância do comportamento, ele pode fazer você perder oportunidades de emprego, ser demitido ou ainda estacionar e ficar pra trás, parado no tempo.

Veja algumas posturas inadequadas e analise se você não está inconscientemente adotando alguma delas:
Para João Baptista Brandão, professor da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) e especialista em coaching, não ter histórias, projetos para contar ao longo de dez anos não é um bom sinal.
  1. Ficar acomodado: “É aquela questão do está ruim, mas está bom. Nesse caso o profissional tem medo do novo e de arriscar”, diz a coordenadora do Ibmec Carreira de Minas Gerais, Jaqueline Silveira Mascarenhas. Para ela, quando se diz que o mercado está aquecido, não se pode esquecer que a empresa pode também reformular cargos e salários e o profissional acomodado pode acabar se dando mal.
  2. Jogar a responsabilidade na empresa ou chefia: Para Jaqueline é muito fácil falar que a empresa não investe no profissional, que não oferece cursos e que o chefe não o ajuda. “São caminhos que as pessoas têm de buscar, mesmo que esta venha fora da empresa”, afirma.
  3. Ser inflexível: Quando todas as mudanças, desde a necessidade do uso de uma senha para imprimir a uma troca de chefia, viram motivos de rejeição por parte do profissional, é hora de repensar na postura.
  4. Permanecer em uma empresa ruim: A empresa não pode ser um obstáculo para que você busque novas oportunidades. “Se fazem seis anos que você está na mesma posição e não muda de ciclo, não está em novos projetos, você pode ficar rotulado como alguém que deixou passar o timing”, afirma Brandão. Por isso, se a sua empresa está “empacada” não permita que sua carreira fique também.
  5. Achar que está sendo menosprezado: Para Brandão, o pensamento de “se ele não me promover, ele vai ver o profissional que está perdendo” é uma frase que resume uma atitude imatura vinda de um profissional. A ambição tem que ser demonstrada e o autoconhecimento é imprescindível para saber se você merece mesmo ser reconhecido.
Fonte de matéria: Portal da revista Exame.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário